SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Self-regulated learning of artistic drawing in university studentsThe itinerary of the pedagogical practice for the valorization of black population in the school environment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

LACRUZ, Adonai José; AMERICO, Bruno Luiz  and  CARNIEL, Fagner. Indicadores de qualidade na educação: análise discriminante dos desempenhos na Prova Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240002.  Epub Feb 26, 2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240002.

O presente estudo identifica as variáveis contextuais que melhor diferenciam o desempenho obtido por estudantes dos anos finais do ensino fundamental das escolas estaduais capixabas na Prova Brasil de 2013 por meio de análise discriminante, tendo como amostra 124 escolas. Os resultados demostraram que a distorção idade-série, o índice de regularidade docente e a taxa de abandono formaram um conjunto ótimo de variáveis para distinguir as escolas com “melhores” e “piores” desempenhos capixabas. A técnica utilizada contribui com o trabalho de pesquisadores e gestores, uma vez é possível se apropriar desse método com objetivos de traçar o perfil (descrição), a diferenciação (inferência) ou a classificação (predição) de escolas, bem como de reorganizar suas ações e seus investimentos com base em variáveis contextuais prioritárias, com amplo potencial de modificar os desempenhos escolares de suas regiões na Prova Brasil.

Keywords : políticas educacionais; indicadores educacionais; gestão educacional; desempenho escolar; análise discriminante.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )