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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

LACRUZ, Adonai José; AMERICO, Bruno Luiz  e  CARNIEL, Fagner. Indicadores de qualidade na educação: análise discriminante dos desempenhos na Prova Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240002.  Epub 26-Fev-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240002.

O presente estudo identifica as variáveis contextuais que melhor diferenciam o desempenho obtido por estudantes dos anos finais do ensino fundamental das escolas estaduais capixabas na Prova Brasil de 2013 por meio de análise discriminante, tendo como amostra 124 escolas. Os resultados demostraram que a distorção idade-série, o índice de regularidade docente e a taxa de abandono formaram um conjunto ótimo de variáveis para distinguir as escolas com “melhores” e “piores” desempenhos capixabas. A técnica utilizada contribui com o trabalho de pesquisadores e gestores, uma vez é possível se apropriar desse método com objetivos de traçar o perfil (descrição), a diferenciação (inferência) ou a classificação (predição) de escolas, bem como de reorganizar suas ações e seus investimentos com base em variáveis contextuais prioritárias, com amplo potencial de modificar os desempenhos escolares de suas regiões na Prova Brasil.

Palavras-chave : políticas educacionais; indicadores educacionais; gestão educacional; desempenho escolar; análise discriminante.

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