Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
PARRA, Juan David y HERNANDEZ, Carola. Observação de sala de aula em contexto: um estudo exploratório em escolas secundárias no Norte da Colômbia. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240005. Epub 26-Feb-2019. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240005.
Este artigo discute o papel das observações em sala de aula no desenvolvimento do ensino e do aprendizado durante o ensino médio. Especificamente, este documento propõe uma metodologia de observação em sala de aula contextualizada (classroom observation in context - CoC), para lidar com as várias limitações epistemológicas dos modelos de observação tradicionais (input-output) em relação à profissionalização dos educadores. Analisar o contexto requer utilizar estratégias de observações não estruturadas que identifiquem padrões nos eventos ocorridos nas salas de aula e consequentes oportunidades para diálogos colaborativos (entre observadores e entre observadores e observados) a fim de refletir sobre os potenciais agentes por trás desses padrões. Os resultados de um estudo exploratório de CoC no norte da Colômbia delineiam o potencial desse tipo de estratégia em informar os debates sobre políticas educacionais que vão além do ambiente da sala de aula.
Palabras clave : observação em sala de aula contextualizada; metodologia; educação secundária; Colombia.