SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Itinerário da prática pedagógica de valorização da população negra no espaço escolarCurrículo, ruídos e contestações: os povos indígenas na universidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

PARRA, Juan David  e  HERNANDEZ, Carola. Observação de sala de aula em contexto: um estudo exploratório em escolas secundárias no Norte da Colômbia. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240005.  Epub 26-Fev-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240005.

Este artigo discute o papel das observações em sala de aula no desenvolvimento do ensino e do aprendizado durante o ensino médio. Especificamente, este documento propõe uma metodologia de observação em sala de aula contextualizada (classroom observation in context - CoC), para lidar com as várias limitações epistemológicas dos modelos de observação tradicionais (input-output) em relação à profissionalização dos educadores. Analisar o contexto requer utilizar estratégias de observações não estruturadas que identifiquem padrões nos eventos ocorridos nas salas de aula e consequentes oportunidades para diálogos colaborativos (entre observadores e entre observadores e observados) a fim de refletir sobre os potenciais agentes por trás desses padrões. Os resultados de um estudo exploratório de CoC no norte da Colômbia delineiam o potencial desse tipo de estratégia em informar os debates sobre políticas educacionais que vão além do ambiente da sala de aula.

Palavras-chave : observação em sala de aula contextualizada; metodologia; educação secundária; Colombia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )