SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Currículo, ruídos e contestações: os povos indígenas na universidadeO modelo liberal tecnoburocrático e as recentes reformas educacionais brasileiras: limites da tese reformista na perspectiva marxista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SICHELERO, Junior Jonas. Linguagem, hermenêutica e educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240012.  Epub 16-Mar-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240012.

Tendo como fio condutor o método fenomenológico/reconstrutivo, o artigo analisa algumas possibilidades de instauração de sentido que a linguagem nos propicia em educação. Assim, partindo de uma leitura hermenêutica, busca delinear as principais características que a linguagem assume dentro da filosofia heideggeriana e examina como tais características podem nos servir de alavancas interpretativas perante a ação educativa. Ademais, entende que a instauração de sentido em educação tem na linguagem seu lugar material. No entanto, conclui que, pedagogicamente, isso depende de uma atitude hermenêutica. É, pois, no âmbito dessa atitude que está vincada a efetiva possibilidade de uma prática educacional “na” linguagem. Essa é a hipótese que o texto levanta, e é a isso que se retém ao longo de todo o périplo que faz.

Palavras-chave : processo educativo; linguisticidade; interpretação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )