SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24The techno-bureaucratic liberal management model and the recent Brazilian educational reforms: limits of the reformist thesis in the Marxist perspectiveEducation of will and pedagogical renovation in Spanish and Brazilian contexts, during the first decades of the 20th century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ZEQUINAO, Marcela Almeida et al. Associação entre bullying escolar e o país de origem: um estudo transcultural. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240013.  Epub Mar 20, 2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240013.

O objetivo do estudo foi analisar o bullying em Portugal e no Brasil verificando possíveis associações com o país de origem. Participaram 789 crianças e adolescentes. Apesar de haver diversos questionários acerca da temática, utilizou-se o Questionário de Olweus em virtude de sua relevância e vasta utilização em todo o mundo, o que facilita a comparação dos resultados. Verificou-se que os brasileiros apresentaram associações envolvendo menor escolaridade da mãe, maior índice de reprovação escolar, menor incidência da prática de atividades físicas, menos chances de denunciar o agressor e menos apoio dos colegas no momento da agressão. Os brasileiros se autodeclararam mais vítimas e os portugueses mais vítimas-agressoras. Em ambos os países, o local em que mais aconteceram agressões foi no recreio. Em geral, os brasileiros apresentaram mais indícios de vulnerabilidade para o envolvimento em situações de bullying, ressaltando-se o isolamento social como característica de risco das vítimas-agressoras.

Keywords : bullying; vitimização; agressão; vítimas-agressoras; transcultural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )