SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Education of will and pedagogical renovation in Spanish and Brazilian contexts, during the first decades of the 20th centuryUbiquitous work in post-graduation stricto sensu in education: in/extensification and multi-tasking author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

FOERSTE, Erineu; BORN, Joachim  and  DETTMANN, Jandira Marquardt. Língua pomerana na escola: práticas docentes e diversidade linguística. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240011.  Epub Mar 07, 2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240011.

O artigo discute a diversidade linguística nas práticas docentes em comunidades pomeranas em que crianças e professores(as) bilíngues protagonizam o Programa de Educação Escolar Pomerana, criado em 2005 em alguns municípios capixabas. Revisam-se estudos que indicam como escolas desse contexto promovem direitos linguísticos. Adicionalmente, procedeu-se à entrevista e leitura dialogada do projeto político com uma professora pomerana e equipe gestora de uma escola rural de Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo, a qual recebe crianças bilíngues. Observações no contexto escolar foram realizadas, com registros em diário de campo. As práticas da professora valorizam culturas e saberes, elevando sua própria autoestima, a das crianças e dos descendentes de pomeranos.

Keywords : prática docente; língua pomerana; bilinguismo; educação pomerana.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )