SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Educación de la voluntad y renovación pedagógica en los contextos español y brasileño, en las décadas iniciales del siglo XXTrabajo ubíquo en el posgrado stricto sensu en educación: in/extensificación y multitareas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

FOERSTE, Erineu; BORN, Joachim  y  DETTMANN, Jandira Marquardt. Língua pomerana na escola: práticas docentes e diversidade linguística. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240011.  Epub 07-Mar-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240011.

O artigo discute a diversidade linguística nas práticas docentes em comunidades pomeranas em que crianças e professores(as) bilíngues protagonizam o Programa de Educação Escolar Pomerana, criado em 2005 em alguns municípios capixabas. Revisam-se estudos que indicam como escolas desse contexto promovem direitos linguísticos. Adicionalmente, procedeu-se à entrevista e leitura dialogada do projeto político com uma professora pomerana e equipe gestora de uma escola rural de Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo, a qual recebe crianças bilíngues. Observações no contexto escolar foram realizadas, com registros em diário de campo. As práticas da professora valorizam culturas e saberes, elevando sua própria autoestima, a das crianças e dos descendentes de pomeranos.

Palabras clave : prática docente; língua pomerana; bilinguismo; educação pomerana.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )