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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

FOERSTE, Erineu; BORN, Joachim  e  DETTMANN, Jandira Marquardt. Língua pomerana na escola: práticas docentes e diversidade linguística. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240011.  Epub 07-Mar-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240011.

O artigo discute a diversidade linguística nas práticas docentes em comunidades pomeranas em que crianças e professores(as) bilíngues protagonizam o Programa de Educação Escolar Pomerana, criado em 2005 em alguns municípios capixabas. Revisam-se estudos que indicam como escolas desse contexto promovem direitos linguísticos. Adicionalmente, procedeu-se à entrevista e leitura dialogada do projeto político com uma professora pomerana e equipe gestora de uma escola rural de Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo, a qual recebe crianças bilíngues. Observações no contexto escolar foram realizadas, com registros em diário de campo. As práticas da professora valorizam culturas e saberes, elevando sua própria autoestima, a das crianças e dos descendentes de pomeranos.

Palavras-chave : prática docente; língua pomerana; bilinguismo; educação pomerana.

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