SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Lengua pomerana en la escuela: prácticas docentes y diversidad lingüísticaLa ejecución presupuestaria de las políticas de diversidad en los gobiernos Lula y Dilma: obstáculos y desafíos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

LARA, Rafael da Cunha; QUARTIERO, Elisa Maria  y  BIANCHETTI, Lucídio. Trabalho ubíquo na pós-graduação stricto sensu em educação: in/extensificação e multitarefa. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240014.  Epub 10-Abr-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240014.

O trabalho docente universitário mediado por tecnologias digitais e móveis ganha cada vez mais contornos de atividade ubíqua, com suas paradoxais repercussões que afetam dois elementos comuns a todas as atividades humanas: tempo e espaço. Desbordamentos de fronteiras entre público e privado e a incorporação do modus operandi da reestruturação produtiva nas políticas de regulação e avaliação da pós-graduação brasileira tensionam o trabalho docente sob diferentes aspectos. Com base em investigação realizada com docentes de 48 cursos de doutorado em educação, analisamos as tendências do trabalho ubíquo, em um contexto em que trabalho e educação enfrentam forte ataque das políticas governamentais. As análises sinalizam uma intensificação do caráter multitarefa de trabalhar e da in/extensificação do trabalho para outros tempos e espaços, o que redesenha e compromete o trabalho intelectual dos pesquisadores.

Palabras clave : trabalho ubíquo; pós-graduação; in/extensificação do trabalho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )