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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

GOMES, Patrícia Maria Silva; QUEIROS, Paula Maria Leite  e  BATISTA, Paula Maria Fazendeiro. Aprender a ser professor em contexto de estágio: um estudo com recurso a timelines em entrevistas de natureza biográfica. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240015.  Epub 22-Maio-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240015.

O objetivo do estudo é procurar compreender o papel das experiências emocionais no processo de aprender a ser professor. Seis estudantes-estagiários de educação física construíram timelines com o registo dos momentos do estágio que consideraram significativos para sua aprendizagem e posteriormente foram entrevistados. A análise foi efetuada por recurso aos princípios de codificação da Ground Theory. Os dados evidenciaram que o estágio é marcado por um “choque com a realidade”, em que as emoções negativas se sobrepõem às emoções positivas. As experiências positivas, por conferirem confiança e motivação aos estudantes-estagiários, geraram maior envolvimento no processo de aprendizagem. Aprender a ser professor configura-se como um processo de transformação, em resultado do envolvimento emocional, que ocorre pela interação com o contexto e o apoio dos orientadores.

Palavras-chave : processo de aprendizagem; estágio profissional; experiências emocionais; timeline.

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