SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Aprender a ser profesor en contexto de estadio: un estudio con recurso a timelines en entrevistas de naturaleza biográficaAcciones del profesorado para una práctica inclusiva en la universidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

RODRIGUEZ, Rocío Serrano; PEDRAJAS, Alfonso Pontes  y  GRACIA, Elisa Pérez. Crenças sobre o profissionalismo do professor e modelos de ensino na formação inicial de professores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240018.  Epub 22-Mayo-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240018.

O objetivo deste artigo é conhecer as crenças dos professores universitários sobre a profissão docente, bem como sua relação com diversos métodos de ensino. Um questionário da escala Likert coletou as opiniões de 361 alunos matriculados no curso de mestrado para professores do ensino médio. A coleta de dados foi conduzida por metodologia descritiva, por meio de um questionário. Crenças sobre a profissão docente são identificadas, enfatizando o futuro interesse de professores no ensino mais prático e na abordagem centrada no aluno. Essa investigação ressalta a importância de incluir a reflexão de alunos sobre suas próprias crenças em relação à profissão docente no currículo das atividades dos professores do ensino médio, uma vez que estas podem ser decisivas para a introdução de mudanças no currículo de formação de professores.

Palabras clave : formação inicial de professores; profissão docente; modelos educativos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )