SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Beliefs on the teacher professionalism and teaching models in initial teacher educationWhat teachers can (not) say? The Canadian experience and “Escola sem Partido” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

AGUILAR, Noelia Melero; MORINA, Anabel  and  PERERA, Víctor-Hugo. AÇÕES DO PROFESSOR PARA UMA PRÁTICA INCLUSIVA NA UNIVERSIDADE. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240016.  Epub May 22, 2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240016.

Este artigo tem como objetivo analisar as ações de professores de uma universidade espanhola em relação à inclusão de estudantes com deficiência. Para elaborar o estudo, foram feitas entrevistas semiestruturadas com 20 professores. Os resultados mostram que professores adotam diferentes ações, adaptadas à metodologia já existente, tais como materiais e avaliação. A conclusão mostra a necessidade permanente de contemplar ações que possibilitem a resposta às necessidades derivadas da deficiência, assim como se recomenda planejar projetos de ensino com base nos princípios do desenho universal da aprendizagem.

Keywords : educação inclusiva; ensino superior; professorado.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )