SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Creencias sobre la profesionalidad docente y los modelos de enseñanza en la formación inicial del profesoradoQué (no) pueden decir los maestros? La experiencia canadiense y la “Escola sem Partido” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

AGUILAR, Noelia Melero; MORINA, Anabel  y  PERERA, Víctor-Hugo. AÇÕES DO PROFESSOR PARA UMA PRÁTICA INCLUSIVA NA UNIVERSIDADE. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240016.  Epub 22-Mayo-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240016.

Este artigo tem como objetivo analisar as ações de professores de uma universidade espanhola em relação à inclusão de estudantes com deficiência. Para elaborar o estudo, foram feitas entrevistas semiestruturadas com 20 professores. Os resultados mostram que professores adotam diferentes ações, adaptadas à metodologia já existente, tais como materiais e avaliação. A conclusão mostra a necessidade permanente de contemplar ações que possibilitem a resposta às necessidades derivadas da deficiência, assim como se recomenda planejar projetos de ensino com base nos princípios do desenho universal da aprendizagem.

Palabras clave : educação inclusiva; ensino superior; professorado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )