SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Crenças sobre o profissionalismo do professor e modelos de ensino na formação inicial de professoresO que os professores (não) podem dizer? A experiência canadense e a “Escola sem Partido” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

AGUILAR, Noelia Melero; MORINA, Anabel  e  PERERA, Víctor-Hugo. AÇÕES DO PROFESSOR PARA UMA PRÁTICA INCLUSIVA NA UNIVERSIDADE. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240016.  Epub 22-Maio-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240016.

Este artigo tem como objetivo analisar as ações de professores de uma universidade espanhola em relação à inclusão de estudantes com deficiência. Para elaborar o estudo, foram feitas entrevistas semiestruturadas com 20 professores. Os resultados mostram que professores adotam diferentes ações, adaptadas à metodologia já existente, tais como materiais e avaliação. A conclusão mostra a necessidade permanente de contemplar ações que possibilitem a resposta às necessidades derivadas da deficiência, assim como se recomenda planejar projetos de ensino com base nos princípios do desenho universal da aprendizagem.

Palavras-chave : educação inclusiva; ensino superior; professorado.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )