SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24TEACHER ACTIONS FOR AN INCLUSIVE PRACTICE IN THE UNIVERSITYTo hear thought being spoken, to learn to convey a thought process in the academic context: the testimony of “professors” Michel Certeau, Gilles Deleuze, Michel Foucault and Roland Barthes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

BRITTO, Tatiana Feitosa de. O que os professores (não) podem dizer? A experiência canadense e a “Escola sem Partido”. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240019.  Epub May 22, 2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240019.

Este artigo aborda o debate em torno do movimento Escola sem Partido em contraste com o escopo da liberdade de expressão dos professores de escolas públicas de educação básica no Canadá. A experiência canadense é analisada com base em legislação e decisões judiciais emblemáticas, contribuindo para estabelecer um marco de reflexão para o debate brasileiro. Os achados identificam quatro balizas adotadas naquele país: espaços ampliados de controle da expressão docente como consequência dessa identidade profissional; interdição de discursos discriminatórios ou de ódio pelos professores; valorização da dissonância cognitiva como ferramenta pedagógica para abordar temas sensíveis em sala de aula; e possibilidades de engajamento crítico no campo da política educacional. A análise conclui que o binômio confiança/responsabilidade norteia a interpretação da liberdade de expressão dos professores canadenses, em contraposição a premissas e práticas do Escola sem Partido.

Keywords : Escola sem Partido; liberdade de expressão; Canadá; professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )