SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Acciones del profesorado para una práctica inclusiva en la universidadEscuchar hablar el pensamiento, aprender a hablar el pensamiento dentro de la universidad: el testimonio de los “profesores” Michel Certeau, Gilles Deleuze, Michel Foucault y Roland Barthes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

BRITTO, Tatiana Feitosa de. O que os professores (não) podem dizer? A experiência canadense e a “Escola sem Partido”. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240019.  Epub 22-Mayo-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240019.

Este artigo aborda o debate em torno do movimento Escola sem Partido em contraste com o escopo da liberdade de expressão dos professores de escolas públicas de educação básica no Canadá. A experiência canadense é analisada com base em legislação e decisões judiciais emblemáticas, contribuindo para estabelecer um marco de reflexão para o debate brasileiro. Os achados identificam quatro balizas adotadas naquele país: espaços ampliados de controle da expressão docente como consequência dessa identidade profissional; interdição de discursos discriminatórios ou de ódio pelos professores; valorização da dissonância cognitiva como ferramenta pedagógica para abordar temas sensíveis em sala de aula; e possibilidades de engajamento crítico no campo da política educacional. A análise conclui que o binômio confiança/responsabilidade norteia a interpretação da liberdade de expressão dos professores canadenses, em contraposição a premissas e práticas do Escola sem Partido.

Palabras clave : Escola sem Partido; liberdade de expressão; Canadá; professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )