SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24A intelectual Maria Yedda Leite Linhares: memórias e diálogosAtitudes em relação à deficiência em uma universidade mexicana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues  e  MARCOCCIA, Patrícia Correia de Paula. Subalternização no trabalho e na educação de jovens da agricultura familiar no Primeiro e Segundo Planalto do município da Lapa/Paraná: possibilidades de superação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240022.  Epub 03-Jun-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240022.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre jovens da agricultura familiar do município da Lapa/Paraná e sua subalternidade. O método adotado foi o materialismo histórico-dialético, que se orienta pela teoria social de Marx, a qual considera a produção material socialmente determinada, possibilitando captar a subalternidade dos jovens em suas manifestações fenomênicas, seu curso e desenvolvimento. Analisaram-se documentos como o Censo Agropecuário de 2006 e o Censo Demográfico de 2010, além de relatos de entrevista semiestruturada com uma funcionária da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural e três jovens da agricultura familiar que residem no município supracitado. O estudo aponta que o trabalho na agricultura familiar na Lapa mantém relações de dupla subalternidade no que diz respeito à produção da vida e ao acesso à educação escolar, pela presença de relações patriarcais e exploração e expropriação do capital monopolista.

Palavras-chave : trabalho de jovens; agricultura familiar; educação; subalternidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )