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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

TORRES, Araceli Arellano; GONZALEZ, Martha Leticia Gaeta; LOPEZ, Feli Peralta  e  ARROYO, Judith Cavazos. Atitudes em relação à deficiência em uma universidade mexicana. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240023.  Epub 06-Jun-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240023.

Atitudes negativas atuam como barreiras invisíveis para a inclusão de pessoas com deficiência em ambientes educacionais, especialmente de ensino superior. A pesquisa sobre atitudes no México continua sendo um campo relativamente novo de conhecimento. Este artigo apresenta dois estudos que analisam preconceitos e atitudes em relação à deficiência de estudantes de graduação em uma universidade. Dois instrumentos com duas amostras (n=611 e n=308) são usados. Relatamos dados sobre atitudes e preconceitos e sua relação com diferentes variáveis moderadoras, tais como idade, sexo, contato prévio com pessoas com deficiência. Os participantes mostram atitudes positivas e poucos preconceitos em relação à deficiência. Nenhuma diferença significativa é relatada de acordo com variáveis sociodemográficas ou de contato.

Palavras-chave : deficiência; inclusão; universidade; atitudes; preconceitos.

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