SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24The Programa Bolsa Família and access to and staying in higher education through the Programa Universidade para Todos: the importance of getting byConcepts, policies and actions of internationalization of Higher Education: reflections on the expertise of a North American University author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

CARLOTTO, Mary Sandra; CAMARA, Sheila Gonçalves  and  OLIVEIRA, Michelle Engers Taube de. Intenção de abandono profissional entre professores: o papel dos estressores ocupacionais. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240028.  Epub June 27, 2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240028.

A intenção de abandonar a profissão é um importante preditor do abandono profissional, com repercussões negativas para a qualidade do ensino, desempenho escolar e comunidade em geral. O objetivo do estudo foi identificar o poder preditivo dos estressores ocupacionais para a tendência ao abandono profissional em professores. Participaram do estudo 376 professores de escolas municipais de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre. Como instrumentos de avaliação foram utilizados um questionário de dados sociodemográficos e laborais, uma escala de avaliação de tendência ao abandono e um questionário de estressores ocupacionais docentes. Os resultados, obtidos por meio da análise de regressão linear, apontaram como preditores do abandono profissional os estressores multiplicidade de papéis a desempenhar, conciliar trabalho e lazer e a relação com alunos. O estudo sugere possíveis intervenções como forma preventiva, assim como indica possibilidades de novos estudos.

Keywords : intenção de abandono profissional; estresse ocupacional; professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )