SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24El Programa Bolsa Família y el acceso y permanencia en la enseñanza superior por el Programa Universidade para Todos: la importancia del “yo me viro”Conceptos, políticas y acciones de internacionalización de la Educación Superior: reflexiones sobre la experiencia de una Universidad Estadounidense índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

CARLOTTO, Mary Sandra; CAMARA, Sheila Gonçalves  y  OLIVEIRA, Michelle Engers Taube de. Intenção de abandono profissional entre professores: o papel dos estressores ocupacionais. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240028.  Epub 27-Jun-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240028.

A intenção de abandonar a profissão é um importante preditor do abandono profissional, com repercussões negativas para a qualidade do ensino, desempenho escolar e comunidade em geral. O objetivo do estudo foi identificar o poder preditivo dos estressores ocupacionais para a tendência ao abandono profissional em professores. Participaram do estudo 376 professores de escolas municipais de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre. Como instrumentos de avaliação foram utilizados um questionário de dados sociodemográficos e laborais, uma escala de avaliação de tendência ao abandono e um questionário de estressores ocupacionais docentes. Os resultados, obtidos por meio da análise de regressão linear, apontaram como preditores do abandono profissional os estressores multiplicidade de papéis a desempenhar, conciliar trabalho e lazer e a relação com alunos. O estudo sugere possíveis intervenções como forma preventiva, assim como indica possibilidades de novos estudos.

Palabras clave : intenção de abandono profissional; estresse ocupacional; professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )