SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Intención de abandono profesional entre profesores: el papel de los estresores ocupacionalesCursillo popular por estudiantes de la universidad: prácticas político-pedagógicas y formación docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

RUBIN-OLIVEIRA, Marlize  y  WIELEWICKI, Hamilton de Godoy. Conceitos, políticas e ações de internacionalização da Educação Superior: reflexões sobre a experiência de uma Universidade Norte-Americana. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240032.  Epub 28-Jul-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240032.

Este artigo visa explorar - por meio de um olhar decolonial - conceitos, políticas e ações de internacionalização da educação superior na Universidade da Geórgia com base em uma abordagem qualitativa de pesquisa, com entrevistas individuais semiestruturadas, observações e análise documental abordando duas questões de pesquisa sobre: concepções de internacionalização da educação superior e como políticas e ações de internacionalização são percebidas na Universidade da Geórgia. Por meio da análise, três categorias substantivas foram identificadas: sujeito, lugar e pesquisa. Estas, por sua vez, expressam conceitos que sustentam políticas e ações de internacionalização. Os assuntos podem ser vistos como ponto de partida e força motriz dos processos de internacionalização. Lugares são espaços inerentemente repletos de contradições e possibilidades, reunindo participantes que podem contar com apoio e meios para construir pontes para a compreensão, atuando em esforços conjuntos interdisciplinares de pesquisa para abordar questões complexas que afetam a humanidade como um todo.

Palabras clave : internacionalização; educação superior; pensamento decolonial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )