SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Concepts, policies and actions of internationalization of Higher Education: reflections on the expertise of a North American UniversityHistorical method and didactics of history in the United States of America (1880-1915) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

GROPPO, Luís Antonio; OLIVEIRA, Ana Rosa Garcia de  and  OLIVEIRA, Fabiana Mara de. Cursinho popular por estudantes da universidade: práticas político-pedagógicas e formação docente. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240031.  Epub July 29, 2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240031.

O artigo trata de um núcleo da Rede Emancipa Movimento Social de Cursinhos Populares, formado por estudantes de uma universidade pública mineira com o objetivo de compreender os processos de formação política e a formação docente desse núcleo. Uma pesquisa bibliográfica fundamenta a análise de campo dos cursinhos populares no Brasil, constatando um dilema que lhe é constitutivo: a conciliação entre o objetivo de preparar para os exames e a intenção de ser um instrumento de luta popular pela democratização da educação superior pública. Por meio de pesquisa de campo, analisa-se o núcleo da Rede Emancipa buscando compreender como tais dilemas são aí vividos. Os principais resultados registram a grande relevância desse coletivo autogerido por estudantes para sua formação docente, incluindo importantes componentes políticos voltados à mobilização popular pela ampliação dos direitos sociais.

Keywords : cursinho popular; formação política; formação docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )