SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Conceitos, políticas e ações de internacionalização da Educação Superior: reflexões sobre a experiência de uma Universidade Norte-AmericanaMétodo histórico e didática da história nos Estados Unidos da América (1880-1915) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

GROPPO, Luís Antonio; OLIVEIRA, Ana Rosa Garcia de  e  OLIVEIRA, Fabiana Mara de. Cursinho popular por estudantes da universidade: práticas político-pedagógicas e formação docente. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240031.  Epub 29-Jul-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240031.

O artigo trata de um núcleo da Rede Emancipa Movimento Social de Cursinhos Populares, formado por estudantes de uma universidade pública mineira com o objetivo de compreender os processos de formação política e a formação docente desse núcleo. Uma pesquisa bibliográfica fundamenta a análise de campo dos cursinhos populares no Brasil, constatando um dilema que lhe é constitutivo: a conciliação entre o objetivo de preparar para os exames e a intenção de ser um instrumento de luta popular pela democratização da educação superior pública. Por meio de pesquisa de campo, analisa-se o núcleo da Rede Emancipa buscando compreender como tais dilemas são aí vividos. Os principais resultados registram a grande relevância desse coletivo autogerido por estudantes para sua formação docente, incluindo importantes componentes políticos voltados à mobilização popular pela ampliação dos direitos sociais.

Palavras-chave : cursinho popular; formação política; formação docente.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )