SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Popular pre-college courses taught by university students: political-pedagogical practices and teacher trainingThe man and the institution: representations of Felipe Tiago Gomes and his trajectory on the National Campaign of Community Schools (1940-2000) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

FREITAS, Itamar. Método histórico e didática da história nos Estados Unidos da América (1880-1915). Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e230056.  Epub July 26, 2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019230056.

Este artigo discute e narra a transposição de um método histórico ideal típico dos departamentos de história e educação, colleges e escolas normais para os impressos destinados à formação inicial e continuada de professores de história nos Estados Unidos da América, entre 1870 e 1916. Por meio do exame linguístico de relatórios da União e de manuais de metodologia de ensino de história, demonstramos que os historiadores por formação ampliaram sua atuação sobre os filósofos, sociólogos, politólogos, economistas e educadores com a indicação de que a heurística, análise e síntese deveriam nortear a didática da história, pensada e praticada nos Estados Unidos da América já na última década do século XIX.

Keywords : método histórico; didática da história; Estados Unidos da América.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )