SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24The man and the institution: representations of Felipe Tiago Gomes and his trajectory on the National Campaign of Community Schools (1940-2000)Refusal to formation: a discussion on resentment, music, experience and sensitivity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

MELO, Thaís de. O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na Educação: caminhos, cruzamentos e disputas (1900-1922). Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240030.  Epub July 28, 2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240030.

Este artigo apresenta análises e alguns dos resultados de pesquisa sobre as contribuições do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) para a educação. Os temas discutidos estão relacionados aos caminhos para a construção de conhecimentos sobre a história da educação no Brasil trilhados pelo instituto; à circulação institucional de alguns sócios, que também compunham os quadros funcionais de outras instituições educacionais e de ensino; e aos trabalhos para a criação de cursos e da Academia de Altos Estudos. Nesses termos, propomos considerar o IHGB como um lugar de poder presente e atuante nos conflitos políticos pertencentes ao campo educacional e como instituição produtora de políticas e projetos educacionais nas primeiras décadas do século XX. Como fonte para essas análises e argumentações, foram utilizadas publicações e atas da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, bem como documentos de arquivos das instituições relacionadas e periódicos existentes ao longo do período do recorte estudado.

Keywords : Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; história da educação no Brasil; projetos educacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )