SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24El hombre y la institución: representaciones sobre Felipe Tiago Gomes y su recorrido frente a la Campaña Nacional de Escuelas de la Comunidad (1940-2000)Rechazo a la formación: una discusión sobre ressentimiento, música, experiencia y sensibilidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

MELO, Thaís de. O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na Educação: caminhos, cruzamentos e disputas (1900-1922). Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240030.  Epub 28-Jul-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240030.

Este artigo apresenta análises e alguns dos resultados de pesquisa sobre as contribuições do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) para a educação. Os temas discutidos estão relacionados aos caminhos para a construção de conhecimentos sobre a história da educação no Brasil trilhados pelo instituto; à circulação institucional de alguns sócios, que também compunham os quadros funcionais de outras instituições educacionais e de ensino; e aos trabalhos para a criação de cursos e da Academia de Altos Estudos. Nesses termos, propomos considerar o IHGB como um lugar de poder presente e atuante nos conflitos políticos pertencentes ao campo educacional e como instituição produtora de políticas e projetos educacionais nas primeiras décadas do século XX. Como fonte para essas análises e argumentações, foram utilizadas publicações e atas da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, bem como documentos de arquivos das instituições relacionadas e periódicos existentes ao longo do período do recorte estudado.

Palabras clave : Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; história da educação no Brasil; projetos educacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )