SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24The Brazilian Historical and Geographical Institute in Education: paths, connections and disputes (1900-1922)LITERATURE AND ATTENTION: NOTES ON A NEW PERCEPTION REGIME IN THE TEACHING OF LITERATURE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

STEFANUTO, Jéssica Raquel Rodeguero  and  BUENO, Sinésio Ferraz. Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidade. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240033.  Epub July 28, 2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240033.

O presente trabalho tem o objetivo de discutir que a dada organização da cultura e das possibilidades de relação desta com os sujeitos corresponde, subjetivamente, uma constelação de afetos entendida como ressentimento. Este, por sua vez, manifesta-se como impeditivo à sensibilidade e à abertura própria à formação cultural. Dá-se ênfase à postura refratária diante da formação especificamente musical. Para fomentar essa discussão, alguns trabalhos de Theodor Adorno, leitor de F. Nietzsche, S. Freud e K. Marx, são referências fundamentais. Espera-se contribuir para a compreensão de algumas ameaças regressivas contidas na cultura.

Keywords : teoria crítica da sociedade; indústria cultural; educação musical; ressentimento; regressão da audição.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )