SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na Educação: caminhos, cruzamentos e disputas (1900-1922)Literatura e atenção: notas sobre um novo regime de percepção no ensino de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

STEFANUTO, Jéssica Raquel Rodeguero  e  BUENO, Sinésio Ferraz. Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidade. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240033.  Epub 28-Jul-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240033.

O presente trabalho tem o objetivo de discutir que a dada organização da cultura e das possibilidades de relação desta com os sujeitos corresponde, subjetivamente, uma constelação de afetos entendida como ressentimento. Este, por sua vez, manifesta-se como impeditivo à sensibilidade e à abertura própria à formação cultural. Dá-se ênfase à postura refratária diante da formação especificamente musical. Para fomentar essa discussão, alguns trabalhos de Theodor Adorno, leitor de F. Nietzsche, S. Freud e K. Marx, são referências fundamentais. Espera-se contribuir para a compreensão de algumas ameaças regressivas contidas na cultura.

Palavras-chave : teoria crítica da sociedade; indústria cultural; educação musical; ressentimento; regressão da audição.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )