SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Refusal to formation: a discussion on resentment, music, experience and sensitivityATTRIBUTION THEORY(IES): AN EXPLANATORY FRAMEWORK FOR ACADEMIC ACHIEVEMENT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

CECHINEL, André. Literatura e atenção: notas sobre um novo regime de percepção no ensino de literatura. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240035.  Epub Aug 06, 2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240035.

Com a publicação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018 e da profusão de mídias e dispositivos ali associados ao ensino de literatura, o presente artigo propõe-se a discutir a chamada crise da atenção na modernidade e de que modo ela afeta o gesto específico solicitado pelo contato com os artefatos literários. Em poucas palavras, se a leitura literária, por um lado, se vincula tradicionalmente ao autocentramento, à concentração, ao silêncio e a outras formas de introspecção, a nova BNCC, por outro, posiciona a literatura num território de constantes deslocamentos e adaptações intermidiáticas, num deslizamento contínuo que inevitavelmente produz consequências para o domínio da atenção e da percepção e compreensão leitora.

Keywords : literatura; percepção; atenção; Base Nacional Comum Curricular.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )