SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Rechazo a la formación: una discusión sobre ressentimiento, música, experiencia y sensibilidadTEORÍA(S) DE LA ATRIBUCIONES: UN QUADRO EXPLICATIVO PARA EL RENDIMIENTO ACADÉMICO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

CECHINEL, André. Literatura e atenção: notas sobre um novo regime de percepção no ensino de literatura. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240035.  Epub 06-Ago-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240035.

Com a publicação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018 e da profusão de mídias e dispositivos ali associados ao ensino de literatura, o presente artigo propõe-se a discutir a chamada crise da atenção na modernidade e de que modo ela afeta o gesto específico solicitado pelo contato com os artefatos literários. Em poucas palavras, se a leitura literária, por um lado, se vincula tradicionalmente ao autocentramento, à concentração, ao silêncio e a outras formas de introspecção, a nova BNCC, por outro, posiciona a literatura num território de constantes deslocamentos e adaptações intermidiáticas, num deslizamento contínuo que inevitavelmente produz consequências para o domínio da atenção e da percepção e compreensão leitora.

Palabras clave : literatura; percepção; atenção; Base Nacional Comum Curricular.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )