Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
CECHINEL, André. Literatura e atenção: notas sobre um novo regime de percepção no ensino de literatura. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240035. Epub 06-Ago-2019. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240035.
Com a publicação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018 e da profusão de mídias e dispositivos ali associados ao ensino de literatura, o presente artigo propõe-se a discutir a chamada crise da atenção na modernidade e de que modo ela afeta o gesto específico solicitado pelo contato com os artefatos literários. Em poucas palavras, se a leitura literária, por um lado, se vincula tradicionalmente ao autocentramento, à concentração, ao silêncio e a outras formas de introspecção, a nova BNCC, por outro, posiciona a literatura num território de constantes deslocamentos e adaptações intermidiáticas, num deslizamento contínuo que inevitavelmente produz consequências para o domínio da atenção e da percepção e compreensão leitora.
Palabras clave : literatura; percepção; atenção; Base Nacional Comum Curricular.