SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24LITERATURE AND ATTENTION: NOTES ON A NEW PERCEPTION REGIME IN THE TEACHING OF LITERATURETHE CONSTRUCTION OF TEACHERS’ PROFESSIONALISM IN INITIAL TEACHERS’ EDUCATION IN MOZAMBIQUE: THE VIEWS OF TEACHER EDUCATORS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

FERREIRA, Marco Paulo Maia. Teoria(s) da atribuição: um quadro explicativo para o rendimento acadêmico. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240037.  Epub Aug 06, 2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240037.

O processo atribucional originou uma enorme diversidade de trabalhos teóricos e empíricos nos últimos 60 anos, representando uma área de investigação marcante em vários domínios da prática psicopedagógica. Este artigo apresenta uma revisão histórica, evolutiva e sistemática da literatura acerca do contributo das variáveis sociocognitivo-motivacionais para a aprendizagem, enfatizando a relevância do processo atribucional no rendimento acadêmico.

Keywords : teoria(s) da atribuição; rendimento acadêmico; avaliação atribucional; dimensões causais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )