SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24TEORÍA(S) DE LA ATRIBUCIONES: UN QUADRO EXPLICATIVO PARA EL RENDIMIENTO ACADÉMICOTAREAS PROPUESTAS POR FUTUROS PROFESORES DE PRIMEROS AÑOS ESCOLARES PARA ENSEÑAR PROBABILIDADES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

MATAVELE, Hilária Joaquim; ROLDAO, Maria do Céu  y  COSTA, Nilza. Construção da profissionalidade docente na formação inicial de professores do ensino básico em Moçambique: perspetivas de formadores de professores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240036.  Epub 08-Ago-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240036.

O estudo incidiu sobre as visões de 289 formadores de professores de 17 instituições de formação de professores do ensino básico acerca da noção de profissionalidade desenvolvida em seus formandos. Usaram-se resultados de um questionário que foi aplicado aos formadores, supondo e sustentando teoricamente que as representações dos formadores a respeito do conceito ensinar, dos objetivos e competências privilegiadas nessa formação e dos atributos reconhecidos como essenciais à atividade de ensino desocultariam aspectos relevantes sobre a profissionalidade que sua ação pretende desenvolver. Os resultados mostram que as perspectivas dos inquiridos incorporam elementos associados a um conceito de profissionalidade de nível baixo e desvendam contradições que dizem respeito ao conceito que se pensa estar a construir.

Palabras clave : ensino; profissionalidade docente; competência profissional; formação inicial de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )