SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Teoria(s) da atribuição: um quadro explicativo para o rendimento acadêmicoTarefas propostas por futuros professores dos primeiros anos para ensinar probabilidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

MATAVELE, Hilária Joaquim; ROLDAO, Maria do Céu  e  COSTA, Nilza. Construção da profissionalidade docente na formação inicial de professores do ensino básico em Moçambique: perspetivas de formadores de professores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240036.  Epub 08-Ago-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240036.

O estudo incidiu sobre as visões de 289 formadores de professores de 17 instituições de formação de professores do ensino básico acerca da noção de profissionalidade desenvolvida em seus formandos. Usaram-se resultados de um questionário que foi aplicado aos formadores, supondo e sustentando teoricamente que as representações dos formadores a respeito do conceito ensinar, dos objetivos e competências privilegiadas nessa formação e dos atributos reconhecidos como essenciais à atividade de ensino desocultariam aspectos relevantes sobre a profissionalidade que sua ação pretende desenvolver. Os resultados mostram que as perspectivas dos inquiridos incorporam elementos associados a um conceito de profissionalidade de nível baixo e desvendam contradições que dizem respeito ao conceito que se pensa estar a construir.

Palavras-chave : ensino; profissionalidade docente; competência profissional; formação inicial de professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )