SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24THE CONSTRUCTION OF TEACHERS’ PROFESSIONALISM IN INITIAL TEACHERS’ EDUCATION IN MOZAMBIQUE: THE VIEWS OF TEACHER EDUCATORSThe right to poetics in the class: ink dreams author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

FERNANDES, José António; GEA, María Magdalena  and  DINIZ, Leandro do Nascimento. Tarefas propostas por futuros professores dos primeiros anos para ensinar probabilidades. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240039.  Epub Sep 30, 2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240039.

Recentemente, tem-se visto o aprofundamento do ensino de probabilidades e estatística no ensino básico, e importa investigar se o conhecimento dos futuros professores é adequado para ensinar esses temas. Participaram do estudo 53 estudantes do 2.º ano do curso de Licenciatura em Educação Básica de uma universidade de Portugal, tendo-lhes sido pedido para resolverem várias questões de probabilidades, sendo aqui estudada apenas aquela que se refere à dimensão didática do conhecimento do futuro professor, quando estabelecem tarefas de probabilidades adequadas para alunos dos primeiros anos. Em termos de resultados obtidos, verificou-se que a maioria dos futuros professores apresentou tarefas nada adequadas ao nível cognitivo dos alunos a quem se destinavam, sendo, em geral, demasiado difíceis e sem fazerem referência à incerteza. As tarefas são muito semelhantes às aprendizagens que os próprios futuros professores realizaram no âmbito do tema de probabilidades.

Keywords : conhecimento para ensinar; tarefas; probabilidades; futuros professores; primeiros anos escolares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )