SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24TAREAS PROPUESTAS POR FUTUROS PROFESORES DE PRIMEROS AÑOS ESCOLARES PARA ENSEÑAR PROBABILIDADESACCIONES ADOPTADAS EN ESPÍRITO SANTO PARA VENCER LA REPETENCIA EN LAS CLASES DE ALFABETIZACIÓN (1960-1970) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

CORAZZA, Sandra Mara. O direito à poética na aula: sonhos de tinta. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240040.  Epub 29-Sep-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240040.

O texto parte da docência como invenção de currículo e de didática, por meio da tradução transcriadora. Introduz a categoria do sonho para pensar uma poética de aula, constituída da necessidade dos acontecimentos. Defende o direito de sonhar com o trabalho de artistagem, feito sobre o arquivo da docência e no ato de sua escrita e leitura. Mostra que, por meio da pesquisa, nos encontros entre a imagem fantasiosa de aula e a razão, produzimos sonhos de tinta enquanto um modo factível de lidar com a urgência de forjar outra virtualidade de utopia: uma nova encenação do desejo de docência - primeiro ponto de um programa de defesa e de contra-ataque que franqueie condições para desacabrunhar a vontade de poesia. Conclui que, irreverentes e turbulentos, diante do real que nos é apresentado, talvez só assim possamos ser demiurgos: sonhar imagens de noite e fantasiar conceitos de dia, para transformar a nossa dor de professor em um adorno dourado tão delicado como a asa da cigarra.

Palabras clave : poética; aula; sonho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )