SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24A educação rural concebida por organismos internacionais e suas repercussões no Brasil nas décadas de 1960 e 1970AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE APOIO PSICOSSOCIAL EM RELAÇÃO AOS CONCEITOS DE PERSISTÊNCIA E RETENÇÃO UNIVERSITÁRIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

PAULA, Alisson Slider do Nascimento de; COSTA, Frederico Jorge Ferreira  e  LIMA, Kátia Regina Rodrigues. Divisão internacional do conhecimento e o declínio das ciências humanas: o cenário das instituições privadas de educação superior na Região Nordeste do Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240057.  Epub 25-Out-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240057.

O presente artigo objetivou analisar o cenário da oferta de cursos de graduação por área de formação profissional das instituições privadas de educação superior na Região Nordeste do Brasil e sua correlação com as condicionalidades da economia do conhecimento. Para se obter uma ideia clara acerca do universo quantitativo da oferta de cursos, utilizamos a base de dados relativa às instituições de educação superior e aos cursos de graduação e-MEC. Constatou-se que a educação superior brasileira vivencia uma proeminência do setor privado, bem como a predominância da oferta de cursos superiores focados em áreas rentáveis para a acumulação capitalista e a consequente subalternização das ciências humanas decorrente da submissão da educação ao economicismo vinculado ao movimento da globalização e à emergência da economia do conhecimento.

Palavras-chave : economia do conhecimento; educação superior privada; ciências humanas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )