SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24DIVISIÓN INTERNACIONAL DEL CONOCIMIENTO Y EL DECLINIO DE LAS CIENCIAS HUMANAS: EL ESCENARIO DE LAS INSTITUCIONES PRIVADAS DE EDUCACIÓN SUPERIOR EN LA REGIÓN NORDESTE DE BRASILLOS CONTENIDOS BÁSICOS COMUNES DE LA EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR EN MINAS GERAIS: UN ANÁLISIS DE SUS CONTEXTOS DE INFLUENCIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

ARMIJO, Pablo Castillo; ZARATE, Tomas Morales  y  CARVAJAL, Carlos Miranda. AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE APOIO PSICOSSOCIAL EM RELAÇÃO AOS CONCEITOS DE PERSISTÊNCIA E RETENÇÃO UNIVERSITÁRIA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240058.  Epub 21-Nov-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240058.

O alto número de alunos que fracassam no primeiro ano do ensino superior no Chile levou o Ministério da Educação a criar estratégias de acompanhamento, como forma de elevar os índices de retenção e evitar a evasão em universidades. Procurou-se compreender os significados e alcances do fenômeno da persistência e da retenção universitária, utilizando uma metodologia qualitativa de estudo de caso (Stake, 1998) a partir de uma perspectiva crítico-comunicativa (Gómez et al., 2006). Os participantes foram os alunos do primeiro ano (cohorte 2015) pertencentes ao programa “me quedo en la universidad” (“Eu fico na universidade”). Várias avaliações positivas e negativas do programa são constatadas, destacando aspectos de participação, estratégias de aprendizagem, fatores motivacionais, e até mesmo elementos como espaço e identidade que podem ser estabelecidos com a universidade ou seu curso, que podem influenciar a decisão de ficar ou abandonar o sistema.

Palabras clave : retenção estudantil; evasão estudantil; ensino superior; acompanhamento; universidade pública.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )