SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24TERMINALIDAD ESPECÍFICA PARA ESTUDIANTES CON DISCAPACIDAD EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: ¿PRÁCTICAS (POR SER) IMPLEMENTADAS?Retos y aprendizajes de la sistematización de experiencias de educación popular. El caso de la Pre-Universidad Tunjuelo Popular en Bogotá índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

RIVERO, Andréa Simões  y  ROCHA, Eloísa Acires Candal. A brincadeira e a constituição social das crianças em um contexto de educação infantil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240063.  Epub 25-Nov-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240063.

Este artigo apresenta uma pesquisa sobre o brincar e a constituição social das crianças no campo de educação infantil, no que tange a contextos familiares. Procurou-se desvendar as relações intersubjetivas e societárias, bem como os repertórios culturais apropriados pelas crianças. O trabalho fundamentou-se nos construtos teóricos dos estudos sociais da infância, predominantemente na sociologia da infância, e sob uma perspectiva etnográfica e participativa as crianças foram consideradas as principais informantes. A pesquisa reafirma o brincar como uma atividade de confronto intercultural, em que as crianças constroem enredos complexos, misturam e combinam elementos diversos, provenientes das relações que estabelecem no contexto familiar e de educação infantil, no âmbito do contexto local e da cultura mais ampla.

Palabras clave : brincadeira; constituição social; educação infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )