SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24A brincadeira e a constituição social das crianças em um contexto de educação infantilA construção da identidade profissional de professores de língua portuguesa em formação inicial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

MARTINEZ-GOMEZ, Nicolás. Desafios e aprendizados da sistematização de experiências de educação popular. O caso da Pré-Universidadade Popular do Tunjuelo em Bogotá. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240064.  Epub 26-Nov-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240064.

O presente artigo é produto da investigação realizada sobre a sistematização da experiência da Pré-Universidade Popular do Tunjuelo nos anos 2016 e 2017. Primeiramente, faz-se uma caracterização em torno da sistematização de experiências como modalidade investigativa e da metacognição, para logo aprofundar no exercício metacognitivo que tem como objetos de reflexão os resultados da pesquisa e do mesmo processo investigativo a fim de poder apontar alguns desafios e os aprendizados deste tipo de pesquisas.

Palavras-chave : sistematização; educação popular; metacognição; pesquisa; organizações sociais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )