SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Challenges and learnings of the systematization of popular education experiences. The case of the Tunjuelo popular Pre-University in BogotaThe Bolsa Família Program and education: an analysis of Brazilian scientific production from the SciELO database (2003-2018) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

PIETRI, Émerson de; RODRIGUES, Lívia de Araújo Donnini  and  SANCHEZ, Hugo Santiago. A construção da identidade profissional de professores de língua portuguesa em formação inicial. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240062.  Epub Nov 26, 2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240062.

Apresentam-se neste trabalho resultados de pesquisa desenvolvida com o objetivo de compreender, em suas bases identitárias e cognitivas, as concepções construídas por professores em formação inicial do que é ser docente e do que é ensinar e aprender língua portuguesa em condições de trabalho caracterizadas pela diversidade social e cultural e pela adversidade econômica. Observa-se como dois licenciandos em letras, participantes de um programa nacional de formação docente, recorrem a representações de escola e de docência para construir referências que fundamentem suas experiências formativas como professores e as projeções que constroem para seu trabalho pedagógico e sua identidade profissional. Constituem dados de análise os processos de referenciação produzidos pelos participantes com base no contraste entre suas experiências e expectativas prévias com aquelas vivenciadas nas escolas, nos diferentes momentos capturados pelos instrumentos metodológicos utilizados na pesquisa.

Keywords : formação de professores; identidade docente; ensino de língua.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )