SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Retos y aprendizajes de la sistematización de experiencias de educación popular. El caso de la Pre-Universidad Tunjuelo Popular en BogotáEl Programa Bolsa Familia y la educación: un análisis de la producción científica brasileña desde la base de datos Scielo (2003-2018) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

PIETRI, Émerson de; RODRIGUES, Lívia de Araújo Donnini  y  SANCHEZ, Hugo Santiago. A construção da identidade profissional de professores de língua portuguesa em formação inicial. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240062.  Epub 26-Nov-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240062.

Apresentam-se neste trabalho resultados de pesquisa desenvolvida com o objetivo de compreender, em suas bases identitárias e cognitivas, as concepções construídas por professores em formação inicial do que é ser docente e do que é ensinar e aprender língua portuguesa em condições de trabalho caracterizadas pela diversidade social e cultural e pela adversidade econômica. Observa-se como dois licenciandos em letras, participantes de um programa nacional de formação docente, recorrem a representações de escola e de docência para construir referências que fundamentem suas experiências formativas como professores e as projeções que constroem para seu trabalho pedagógico e sua identidade profissional. Constituem dados de análise os processos de referenciação produzidos pelos participantes com base no contraste entre suas experiências e expectativas prévias com aquelas vivenciadas nas escolas, nos diferentes momentos capturados pelos instrumentos metodológicos utilizados na pesquisa.

Palabras clave : formação de professores; identidade docente; ensino de língua.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )