SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Construction of the professional identity of portuguese language teachers during their initial teacher educationFoundations for physical education: biology and psychology in periodical press about teaching and techniques (1932-1960) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

MARTINS, Bárbara Amaral  and  RUCKERT, Fabiano Quadros. O Programa Bolsa Família e a educação: uma análise da produção científica brasileira fundamentada na base de dados SciELO (2003-2018). Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240061.  Epub Nov 25, 2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240061.

O objetivo do estudo consiste em analisar uma amostra da produção científica brasileira divulgada em periódicos nacionais a respeito do Programa Bolsa Família e suas relações com a educação. Os dados analisados procedem de 11 trabalhos localizados na base Scientific Electronic Library Online e, no seu conjunto, oferecem um panorama dos temas, métodos, conceitos e problemas contemplados pelos pesquisadores que estudam o Programa Bolsa Família. Pela leitura dos trabalhos selecionados, identificamos cinco categorias temáticas. São elas: condicionalidade de educação; concepções sobre o programa; indicadores educacionais; distorção idade-série; e condições de oferta escolar. Os resultados do estudo indicam predomínio de abordagens quantitativas e a tendência de uso de metadados e apontam para uma incipiente preocupação com a percepção dos beneficiários acerca do programa e com a qualidade da educação oferecida em escolas com elevado índice de beneficiários.

Keywords : Programa Bolsa Família; análise da produção científica; Brasil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )