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Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

MARTINS, Bárbara Amaral  y  RUCKERT, Fabiano Quadros. O Programa Bolsa Família e a educação: uma análise da produção científica brasileira fundamentada na base de dados SciELO (2003-2018). Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240061.  Epub 25-Nov-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240061.

O objetivo do estudo consiste em analisar uma amostra da produção científica brasileira divulgada em periódicos nacionais a respeito do Programa Bolsa Família e suas relações com a educação. Os dados analisados procedem de 11 trabalhos localizados na base Scientific Electronic Library Online e, no seu conjunto, oferecem um panorama dos temas, métodos, conceitos e problemas contemplados pelos pesquisadores que estudam o Programa Bolsa Família. Pela leitura dos trabalhos selecionados, identificamos cinco categorias temáticas. São elas: condicionalidade de educação; concepções sobre o programa; indicadores educacionais; distorção idade-série; e condições de oferta escolar. Os resultados do estudo indicam predomínio de abordagens quantitativas e a tendência de uso de metadados e apontam para uma incipiente preocupação com a percepção dos beneficiários acerca do programa e com a qualidade da educação oferecida em escolas com elevado índice de beneficiários.

Palabras clave : Programa Bolsa Família; análise da produção científica; Brasil.

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