SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24The Bolsa Família Program and education: an analysis of Brazilian scientific production from the SciELO database (2003-2018)THE SCIENTIFIC COORDINATORS PRODUCTION OF THE WORK GROUP CURRICULUM OF THE NATIONAL ASSOCIATION OF GRADUATE STUDIES AND RESEARCH IN EDUCATION (ANPED): THEORETICAL-METHODOLOGICAL OPTIONS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

CASSANI, Juliana Martins; FERREIRA NETO, Amarílio; CARVALHO, Lucas Oliveira Rodrigues de  and  SANTOS, Wagner dos. Fundamentos para educação física: a circulação da biologia e da psicologia na imprensa periódica de ensino e de técnicas (1932-1960). Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240060.  Epub Nov 26, 2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240060.

Analisa as práticas de apropriação dos articulistas às teorias da biologia e da psicologia em circulação na imprensa periódica de ensino e de técnicas (1932-1960). Possui como fonte a Revista de Educação Física e a Revista Educação Physica e utiliza como pressupostos teórico-metodológicos os conceitos de análise pela materialidade e práticas de apropriação. Os artigos desses periódicos ofereciam as bases para o processo de escolarização da educação física, constituindo-a como moderna, racional e científica. A publicação desse rol de saberes buscava formar uma nova concepção de professor, mostrando-lhe a necessidade de conhecer as características dos alunos, para que os exercícios fossem adequadamente dosados. Essas teorias foram apropriadas e materializadas em dispositivos de leitura, com a finalidade de orientar o docente em relação ao ensino da disciplina. A pesquisa sinaliza que o diálogo com a biologia e a psicologia implica a produção de uma teoria prática para a educação física.

Keywords : educação física; bases teóricas; imprensa periódica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )