SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Fundamentos para la educación física: la circulación de la biología y la psicología en la prensa periódica de enseñanza y técnicas (1932-1960)LA DISCUSIÓN DE LAS POLÍTICAS EDUCATIVAS DENTRO DE LA ESCUELA: RESISTENCIA Y NATURALIZACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

MATOS, Cleide Carvalho. A produção científica dos coordenadores do Grupo de Trabalho Currículo da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd): opções teórico-metodológicas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240045.  Epub 08-Oct-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240045.

Este artigo analisa as perspectivas teórico-metodológicas da produção científica dos coordenadores do Grupo de Trabalho (GT) 12 (Currículo) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) (2000 a 2010) e os impactos dessa produção nos artigos científicos publicados no referido GT. Encontramos em Bourdieu (1983, 2004) a ancoragem para a consecução da análise. A maior parte da produção científica examinada tem como quadro de referências a perspectiva pós-crítica. No interior desse campo científico - assimetricamente organizado e estruturado por grupos detentores de maior ou menor capital social e, portanto, em constante disputa pela hegemonia científica -, tal perspectiva alcançou, no período analisado, considerável aceitação. A análise permitiu concluir que os coordenadores do GT são referências para o campo, influenciando o desenvolvimento de novas pesquisas, que oxigenam a produção do conhecimento.

Palabras clave : currículo; produção científica; autoridade científica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )