SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24ANPED: ALMOST HALF A CENTURY OF STRUGGLES FOR EDUCATION AND DEMOCRACYKNOWLEDGE PRODUCTION IN THE DEGREE COURSE OF EDUCATION FOR RURAL AREAS: CHALLENGES AND POSSIBILITIES FOR STRENGTHENING EDUCATION FOR RURAL AREAS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

PAIVA, Jane; HADDAD, Sérgio  and  SOARES, Leôncio José Gomes. Pesquisa em educação de jovens e adultos: memórias e ações na constituição do direito à educação para todos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240050.  Epub Oct 08, 2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240050.

O artigo, parte do Dossiê 40 anos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), traz memórias e reflexões sobre o percurso de pesquisas e políticas da educação de jovens e adultos contextualizadas nos períodos históricos em que foram produzidas. O trabalho valoriza o significado da sistematização de experiências dos movimentos sociais pela educação popular e aqueles que emergiram dos incentivos da política científica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a pós-graduação no país. A constituição do Grupo de Trabalho (GT) 18 marca o momento em que a ANPEd formalizou o campo de conhecimentos, reconhecido pelos pesquisadores. O fundamento das pesquisas no campo ancora-se fortemente no direito à educação para todos, reconquistado constitucionalmente em 1988. Esse direito incentiva e promove não apenas ações voltadas ao público jovem e adulto, mas exige também a compreensão de questões relativas ao aprender / escolarizar-se, à formação da cidadania, à luta por direitos conexos e à justiça social.

Keywords : pesquisa em educação de jovens e adultos; educação de jovens e adultos; memórias; Grupo de Trabalho 18; ANPEd.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )