SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24ANPED: CASI MEDIO SIGLO DE LUCHAS POR LA EDUCACIÓN Y LA DEMOCRACIAPRODUCCIÓN DE CONOCIMIENTOS EN LOS GRADOS DE EDUCACIÓN EN ÁREAS RURALES: DESAFÍOS Y POSIBILIDADES PARA FORTALECER LA EDUCACIÓN EN ÁREAS RURALES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

PAIVA, Jane; HADDAD, Sérgio  y  SOARES, Leôncio José Gomes. Pesquisa em educação de jovens e adultos: memórias e ações na constituição do direito à educação para todos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240050.  Epub 08-Oct-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240050.

O artigo, parte do Dossiê 40 anos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), traz memórias e reflexões sobre o percurso de pesquisas e políticas da educação de jovens e adultos contextualizadas nos períodos históricos em que foram produzidas. O trabalho valoriza o significado da sistematização de experiências dos movimentos sociais pela educação popular e aqueles que emergiram dos incentivos da política científica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a pós-graduação no país. A constituição do Grupo de Trabalho (GT) 18 marca o momento em que a ANPEd formalizou o campo de conhecimentos, reconhecido pelos pesquisadores. O fundamento das pesquisas no campo ancora-se fortemente no direito à educação para todos, reconquistado constitucionalmente em 1988. Esse direito incentiva e promove não apenas ações voltadas ao público jovem e adulto, mas exige também a compreensão de questões relativas ao aprender / escolarizar-se, à formação da cidadania, à luta por direitos conexos e à justiça social.

Palabras clave : pesquisa em educação de jovens e adultos; educação de jovens e adultos; memórias; Grupo de Trabalho 18; ANPEd.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )