SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN PARA JÓVENES Y ADULTOS: MEMORIAS Y ACCIONES PARA CONSTRUIR EL DERECHO A LA EDUCACIÓN PARA TODOSBOLETINES DE LA ANPED: LAS POSIBILIDADES DE PROBLEMATIZACIÓN DE LAS CUESTIONES EDUCATIVAS MÁS ALLÁ DE LOS ESPACIOS ACADÉMICOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

MOLINA, Mônica Castagna; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel  y  MARTINS, Maria de Fátima Almeida. A produção do conhecimento na licenciatura em Educação do Campo: desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240051.  Epub 09-Oct-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240051.

Este texto objetiva discutir a produção do conhecimento no âmbito das licenciaturas em Educação do Campo buscando compreender sua contribuição para ampliar e fortalecer os princípios, conceitos e práticas articulados pelo Movimento da Educação do Campo. Os dados foram obtidos no Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na Plataforma de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e em trabalhos acadêmicos já publicados. O conjunto da produção indica a presença de pesquisas desenvolvidas em todas as regiões do país, abordando temáticas que tratam tanto das especificidades da formação docente ofertada por esses cursos aos sujeitos camponeses quanto de questões relacionadas à formação e prática docente como um todo. Para concluir, demonstra-se que esse formato vem contribuindo para o diálogo entre a educação pública sem perder a especificidade demandada pela educação do campo.

Palabras clave : produção do conhecimento; educação do campo; licenciatura em Educação do Campo; educação pública.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )