SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24PRODUCCIÓN DE CONOCIMIENTOS EN LOS GRADOS DE EDUCACIÓN EN ÁREAS RURALES: DESAFÍOS Y POSIBILIDADES PARA FORTALECER LA EDUCACIÓN EN ÁREAS RURALES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

FERREIRA, Helena Maria; LIMA, Francine de Paulo Martins  y  VILLARTA-NEDER, Marco Antonio. Boletins da ANPEd: das possibilidades de problematização das questões educacionais para além dos espaços acadêmicos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240052.  Epub 08-Oct-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240052.

O presente artigo busca caracterizar o papel de boletins publicados pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) para a qualificação do debate em educação. Para tal, elegemos como objeto de análise 10 boletins publicados pela ANPEd nos anos 2018 e 2019. Foi possível constatar que a associação demonstra, na organização dos boletins, um enfrentamento ético e político às questões que dizem respeito ao contexto da educação brasileira. Nesse posicionamento, enquanto ato pelo qual se responsabiliza perante a educação brasileira, os boletins configuram-se em uma abordagem que, por meio de enunciados que dialogam com saberes, práticas e dizeres, ultrapassa a dimensão de divulgar e/ou informar. Isso representa uma concepção do fazer acadêmico como um compromisso indissociável entre a produção de saberes especializados, o diálogo desses saberes com outros saberes produzidos e circulantes no interior da sociedade e as fronteiras, no âmbito educacional, entre o conhecer e o agir.

Palabras clave : boletim da ANPEd; movimentos; educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )